Eesti English
Português
Estónia » Feriados »

Feriados em 2011


Feriados públicos

1 de Janeiro - Ano Novo

24 de Fevereiro - Dia da Independência (1918), 93º aniversário da fundação da República da Estónia. Declarada a independência, a Estónia viu-se obrigada a travar uma guerra de a leste, contra a Rússia Soviética, e a sul, contra as forças balto-germânicas. Na sequência desta guerra, a Estónia garantiu as suas fronteiras e concluiu o Tratado de Paz de Tartu com a Rússia Soviética, a 2 de Fevereiro de 1920.

22 de Abril -  Sexta-feira Santa

24 de Abril - Domingo de Páscoa

12 de Maio - Dia da Primavera

31 de Maio - Pentecostes

23 de Junho - Dia da Vitória (Võidupüha), em comemoração da vitória das forças estónias sobre as tropas balto-germânicas (lideradas pelo Landeswehr) na Batalha de Võnnu (Cesis), no norte da Letónia, em 1919, na qual as forças estónias fizeram gorar uma tentativa de restauração do domínio balto-germânico na região. Este dia é assinado por importantes cerimónias oficiais.

24 de Junho - Dia de São João e Noite de Verão (Jaanipäev); a Noite de Verão é uma festa tradicional que se realiza durante a noite de 23 para 24 de Junho para assinalar o dia mais longo do ano, quando o crepúsculo e a aurora parecem confundir-se. A noite do dia 23 é festejada até à madrugada de 24, com fogueiras e pratos tradicionais.

20 de Agosto - Dia da Restauração da Independência. Os acontecimentos dramáticos que tiveram lugar na União Soviética no decurso do mês de Agosto de 1991 redundaram na restauração da independência dos três estados bálticos. A 20 de Agosto de 1991 a Estónia proclamou a restauração da sua independência com base na continuidade histórica da identidade do estado.

24 de Dezembro - Véspera de Natal

25 de Dezembro - Dia de Natal

26 de Dezembro - Segundo Dia de Natal

 

Feriados Nacionais

6 de Janeiro - Epifania

2 de Fevereiro - Aniversário do Tratado de Paz de Tartu, assinado em Tartu a 2 de Fevereiro de 1920, entre a Rússia Soviética e a Estónia. Com este tratado, a Rússia Soviética reconheceu finalmente a independência da Estónia.

14 de Março - Dia da Língua Nacional

8 de Maio - Dia da Mãe

4 de Junho - Dia da Bandeira Nacional. A bandeira tricolor da Estónia foi primeiramente consagrada a 4 de Junho de 1884 como Bandeira da Associação de Estudantes, em Otepää.

14 de Junho - Dia do Luto e das Comemorações. A 14 de Junho de 1941 teve lugar a primeira deportação em massa ocorrida nos estados bálticos. Nesse dia, mais de 10.000 estónios foram deportados para a Sibéria. Outra grande deportação ocorreu em Março de 1949, quando mais de 20.000 foram também deportados para a Sibéria. Ao todo, cerca de 60.000 estónios foram mortos ou deportados no decurso da década de 1940.

22 de Setembro - Dia da Resistência. No dia 22 de Setembro de 1944, algumas unidades do Exército Vermelho apoderaram-se de Tallinn. A bandeira nacional tricolor foi arriada da Torre Pikk Hermann e em seu lugar foi hasteada a bandeira vermelha da União Soviética, símbolo dos novos ocupantes.

2 de Novembro - Dia de Finados

13 de Novembro - Dia do Pai

16 de Novembro - Dia da Declaração de Soberania. A 16 de Novembro de 1988, o Supremo Soviete da República Socialista da Estónia aprovou uma declaração de soberania nacional dando precedência à lei estónia sobre as leis da União Soviética.

 

Dias da Bandeira

No dia 1 de Janeiro de 2006 entrou em vigor na Estónia a nova Lei dos Dias da Bandeira. A alteração mais importante introduzida pela nova legislação foi que todos os indivíduos têm o direito de desfraldar a bandeira nacional quando entendem que a ocasião o justifica, mas que esse uso deve ser apropriado e respeitador das tradições. A bandeira nacional está permanentemente hasteada nas instituições do estado, nas sedes do governo nacional e dos governos regionais e nos postos fronteiriços.

A nova legislação reduz o número de dias oficiais da bandeira de quinze para treze, incluindo o 9 de Maio, o Dia da Europa. Nos dias de eleições e de referendos também deve ser hasteada a bandeira. No entanto, em todos os edifícios públicos as bandeiras só podem ser hasteadas em três desses dias.

Outra alteração relevante em relação ao passado é que a bandeira deve estar hasteada nas escolas e universidades em todos os dias de aulas. Esta legislação entrou em vigor no dia 1 de Setembro de 2006.

 

Em 2011 os Dias da Bandeira são:

3 de Janeiro - Homenagem aos combatentes da Guerra da Independência

2 de Fevereiro - Aniversário do Tratado de Paz de Tartu

24 de Fevereiro - Dia da Independência; aniversário da República da Estónia

14 de Março - Dia da Língua Nacional

8 de Maio - Dia da Mãe

9 de Maio - Dia da Europa

4 de Junho - Dia da Bandeira Nacional

14 de Junho - Dia de Luto e Homenagem

23 de Junho - Dia da Vitória (Vōidupüha)

24 de Junho - Dia de S. João, ou Dia do Verão (Jaanipäev)

20 de Agosto - Dia da Restauração da Independência

1 de Setembro - Dia do Inicio do Ano Escolar

13 de Novembro - Dia do Pai

 

Nas datas assinaladas a negro, a bandeira é hasteada em todos os edifícios públicos.


Mais informações acerca dos feriados e dos símbolos nacionais em: www.estonica.org

Informação sobre o uso da bandeira nacional e de outros símbolos nacionais: http://www.riigikantselei.ee

 

TopBack

© Embaixada da Estónia em Lisboa Rua Filipe Folque nr.10ºJ-2ºESQ, 1050-113 Lisboa, tel. (351) 21 319 4150
e-mail: Embassy.Lisbon@mfa.ee