Eesti English
Português
Estónia » História »

Datas da história da Estónia


As primeiras ocupações das áreas onde hoje se encontra a Estónia ocorreram há cerca de 11,000 anos, após o retrocesso da camada de gelo.


Século XI, primeira metade.
Durante o século XII a região do Báltico tinha estado nas mãos dos Cavaleiros Teutónicos. No início do século XIII a Estónia estava convertida ao Cristinanismo, sob a pressão dos cruzados Alemães e Dinamarqueses.


Século XIV
O poder na região do Báltico estava, agora, nas mãos da Liga Hanseática. Várias vilas e cidades Estónias pertenciam à Liga. Tallinn (Reval), que tinha recebido a sua carta de foral em 1248, era uma das cidades sob o domínio da Liga.


Século XVI, primeira metade.
A Reforma chega à Estónia, a qual, a partir de então, permaneceu parte do universo cultural Luterano.


Século XVI, segunda metade - Século XVII.
A partir de 1558, a Estónia tornou-se o campo de batalha duma guerra travada entre a Dinamarca, Suécia, Rússia e Polónia. Após a vitória da Suécia, a Estónia ficou sob sua influência até ao princípio do século XVIII. Durante o domínio Sueco, foi fundada a primeira universidade da Estónia, no ano de 1632, em Tartu.


Século XVIII.
A Grande Guerra do Norte deixou a Estónia sob o domínio Russo (1721). A Estónia tornou-se a janela através da qual Pedro “O Grande” pretendia ganhar acesso à Europa.


Século IXX.
Os ventos de inúmeros movimentos nacionalistas sopram da Europa. Na Estónia dá-se início o despertar do sentimento nacionalista. Em 1862, foi publicado o épico nacionalista "Kalevipoeg".


1918.
A 24 de Fevereiro foi proclamada a República da Estónia. De início tal não passou de uma declaração em papel. A verdadeira independência foi conquistada no período de 1918 a 1920, durante a Guerra da Libertação. A luta foi coroada de sucesso e foi, finalmente, assinado um tratado com a Rússia, a qual revogou perpetuamente todas as suas reivindicações sobre a Estónia.


1918-1939.
Este foi o período da primeira república soberana. Durante a independência, a Estónia estabeleceu relações diplomáticas e fez sentir a sua presença pela Europa. A independência foi interrompida pelo Pacto entre a Alemanha Nazi e a União Soviética, em 1939.


1940-1991.
Após a ocupação Soviética em 1940, a Estónia tornou-se parte integrante da Alemanha Nazi, de 1941 até 1944. A União Soviética apoderou-se da Estónia no Outono de 1944. Uma grande parte da população fugiu para o estrangeiro. Muitos outros foram presos e deportados para a Sibéria. Aqueles que permaneceram tiveram de se adaptar a um novo estilo de vida.


O final do Século XX.
A Estónia reconquistou a independência, por meio da Revolução "Musical" de 1988. Desde 1991 que a Estónia é, novamente, um país independente.


2004.
A Estónia torna-se um estado membro da NATO a 29 de Março de 2004 e um estado membro da União Europeia a 1 de Maio de 2004.


TopBack

© Embaixada da Estónia em Lisboa Rua Filipe Folque nr.10ºJ-2ºESQ, 1050-113 Lisboa, tel. (351) 21 319 4150
e-mail: Embassy.Lisbon@mfa.ee