Eesti English
Português
Notícias »

Inauguração da exposição "TO BE AN ESTONIAN" - sexta-feira 22 de maio - Lx Factory!

19.05.2015

Anu Hint

A Embaixada da Estónia tem a honra de convidá-los à inauguração da exposição de fotografia de moda dos artistas estónios "TO BE AN ESTONIAN" na próxima sexta-feira, dia 22 de maio das 18h às 20h no 2º piso do LX FACTORY, Lisboa.

A exposição da Associação dos Artistas de Moda da Estónia apresenta em Lisboa as fotografias de 32 artistas de moda da Estónia de idades e com experiências diferentes. O ponto de partida da exposição é a popularização da arte folclórica estoniana. Cada artista aplicou a tradição popular da sua própria perspectiva e usou as suas técnicas preferidas. Alguns criaram uma homenagem à arte popular com a beleza romântica, os outros escolheram uma abordagem mais lúdica e usaram os meios de expressão contemporâneos. Ainda assim, todas as peças fotografadas são dedicadas às crenças e ao senso estético dos antepassados dos artistas. As fotografias são da autoria da curadora da exposição, Anu Hint.

A exposição faz-nos contemplar sobre a preservação das nossas raízes e a sobrevivência das mesmas numa sociedade de identidades que mudam e se misturam. O estilo popular que surgiu na Estónia há séculos continua vivo. As formas, as cores e os desenhos da arte popular são claramente visíveis no sentido estético dos artistas contemporâneos.

A exposição apresenta 32 artistas de moda da Estónia. Eles são designers e graduados da Academia de Arte, artesãos reconhecidos e estudantes com elevado mérito: Mari Aakre · Katre Arula · Diana Dennisova · Ainikki Eiskop · Anu Hint · Mare Kelpman · Monika Kisand · Heli Kiverik · Teele Koel · Merike Maaroos · Riina Maitus · Astra Mõistlik · Merilin Nõgu · Tiia Orgna · Ingrid Pajo · Juta Piirlaid · Liis Plato · Ülle Pohjanheimo · Triinu Pungits · Piret Puppart · Liivika Põvat-Straus · Liisi Riid · Anna Helena Saarso · Sille Sarapuu · Lembe Maria Sihvre · Marilin Sikkal · Külli Kerttu Siplane · Eve Tiidolepp · Riina Tomberg · Küllike Tuvikene · Hilja Tüür · Tiiu Valdma.

A exposição já foi exibida em Xangai, Hangzhou, Berlim, Kiel, Tóquio, São Petersburgo e Helsínquia.

A exposição é apoiada pelo Estonian Cultural Endowment, Ministério dos Negócios Estrangeiros da Estónia, Embaixada da Estónia em Lisboa e Lx Factory.

TopBack

© Embaixada da Estónia em Lisboa Rua Filipe Folque nr.10ºJ-2ºESQ, 1050-113 Lisboa, tel. (351) 21 319 4150
e-mail: Embassy.Lisbon@mfa.ee