Eesti English
Português
Notícias »

Filme estónio "Tangerinas", nomeado aos Oscares, em Portugal!

02.07.2015


Temos a honra de avisar que a partir de esta semana está nas salas de cinema em Portugal o filme estónio, nomeado aos Oscares (Melhor Filme Estrangeiro) „TANGERINAS“.

O filme é uma coprodução georgio-estónio realizada por Zaza Urushadze. O argumento gira em torno de dois homens que se encontram sozinhos numa aldeia depois dos habitantes terem fugido por causa do conflito na Abecásia. Trata-se de um filme profundamente humanista que fala-nos de como conservar a nossa humanidade mesmo em situações muito difíceis. O filme ganhou vários prémios internacionais.

O sinopse:

1992. As tensões étnicas entre abecásios e georgianos cresceram com os movimentos de independência da República da Geórgia. A guerra civil matou milhares de pessoas e a maioria dos sobreviventes partiu. Margus e Ivo, pelo contrário, decidiram ficar. O primeiro permanece para cuidar da sua plantação de tangerinas, o segundo decide não abandonar o único lar que conheceu. Certo dia, são apanhados no fogo cruzado entre abecásios e georgianos. No conflito, apenas dois soldados sobrevivem, um de cada facção. Decididos a não os abandonar à sua sorte, Margus e Ivo decidem levá-los para casa e cuidar dos seus ferimentos. Apesar de se detestarem e prometerem matar-se na primeira oportunidade, Ivo consegue uma trégua temporária. Mas à medida que se sentem recuperar, os dois inimigos começam a perceber a humanidade que existe no outro e a apaziguar a raiva que sentem dentro de si…

Com assinatura do realizador e argumentista georgiano Zaza Urushadze, “Tangerinas” teve uma nomeação para o Globo de Ouro e para o Óscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro (Estónia).

MAIS INFORMAÇÃO

TRAILER


TopBack

© Embaixada da Estónia em Lisboa Rua Filipe Folque nr.10ºJ-2ºESQ, 1050-113 Lisboa, tel. (351) 21 319 4150
e-mail: Embassy.Lisbon@mfa.ee