Eesti English
Português
Notícias »

A animação „O Mestre“ por Riho Unt ganhou o Grand Prix 2015 do CINANIMA

05.01.2016

"O Mestre" por Riho Unt ganhou o Grand Prix em Espinho no 39 º Festival de Animação CINANIMA. CINANIMA é um dos mais importantes festivais de cinema de animação do mundo, e ganhar o Grand Prix prevê, entre outras coisas, a oportunidade de apresentar o filme para o Oscar.

Esta é o terceiro reconhecimento internacional de "O Mestre" - em junho ele ganhou o prêmio do júri em Annecy (AIAFF) e em outubro no Ottawa International Animation Festival (OIAF) o prêmio de Melhor Curta de Animação Narrativa.

"O Mestre" foi no programa de mais de 50 festivais internacionais, sobretudo no Festival Internacional de Cinema de Animação de Stuttgart (ITFS), Melbourne International Animation Festival (MIAF), Festival Internacional de Desenhos Animados e Animação de Seoul  (SICAF), Festival de Cinema Curta de Busan, Festival Internacional de Animação do Brasil Anima Mundi, International Fantastic Film Festival da Catalunha, Animafest em Zagreb e o Festival de Film de Cracóvia. "O Mestre" ganhou 7 prêmios em diferentes festivais.

"O Mestre" é baseado no conto, "Popi e Huhuu", pelo autor da Estónia, Friedebert Tuglas, e conta a história de um cão Popi e um macaco chamado Huhuu, que estão à espera de seu dono voltar para casa. Mas um dia, torna-se claro que ele não vai voltar. Enquanto o Popi é, na verdade, mais inteligente e mais forte do que o seu companheiro, ele capitula a cada um dos caprichos de Huhuu em uma demonstração de obediência e subserviência. Huhuu, entretanto, torna-se num símbolo de deboche e loucura.

O filme apresenta a música de compositores estónios Lepo Sumera e Arvo Pärt.

O site do Festival:
http://cinanima.pt/

O trailer de "O Mestre":
https://vimeo.com/117208806

Fotos:
https://goo.gl/ggqA6h

TopBack

© Embaixada da Estónia em Lisboa Rua Filipe Folque nr.10ºJ-2ºESQ, 1050-113 Lisboa, tel. (351) 21 319 4150
e-mail: Embassy.Lisbon@mfa.ee